domingo, 1 de janeiro de 2012

SEMELHANÇAS ENTRE A IGREJA DE LAODICÉIA E A IGREJA ATUAL

(Texto Base: Ap 3. 14-22)

INTRODUÇÃO:
As sete cartas às Igrejas da Ásia menor representam sete períodos da historia da Igreja, desde o seu período inicial em pentecostes, onde temos por representação desse período a carta à igreja de Éfeso  até a carta à igreja em Laodicéia, que representa a geração atual. Isso pode ser identificado no fato de Jesus se referir ao que já tinha revelado João, acerca das sete cartas, como algo que "haveria de acontecer" (Ap 4. 1). Descrevendo assim uma realidade profética para a Igreja de toda esta era da graça, e não somente se referindo como simples igrejas da época, pois, havia ainda outras tantas igrejas na Ásia naquela mesma região, e acho que se fosse referente aquelas igreja apenas, não haveria tanta ênfase a elas como se têm em seus primeiros 3 capítulos. No entanto caros irmãos, mesmo que vocês não concordem com esta linha de pensamento, é fato que a igreja atual se parece em muito com a igreja em Laodicéia. E como tal podemos apontar algumas dessas semelhanças.

I- Uma Igreja que começou bem mas que estava mal (Cl 2.1 / 4. 13-16).
1. Podemos perceber nas palavras de Paulo um certo prazer ao se referir á Igreja que está em Laodicéia, certamente por ser uma igreja bem estruturada e fervorosa.
2. A igreja desses últimos dias (tomando por base no inicio do século XX) começou muito bem, tendo herança dos despertamentos espirituais do final do século XIX com a busca pela santidade e por mais do poder de Deus, derivando em grandes despertamentos tal como o de Gales em 1905 e o de Azusa em 1906.

II- Uma Igreja Morna (Ap 3. 15).
1. Agua morna é agua fria misturada com agua quente. O morno é um ponto de ligação entre frio e quente A igreja de Laodicéia era uma igreja misturada. E a mistura consistia entre os valores frios do mundo e os valores quentes da fé Cristã. Sendo assim, um crente morno é uma ligação entre o mundo e a igreja.
2. É muito comum hoje em varias comunidades, mistura, o pecado é relativizado e é feito como está em Isaías 5. 20, ao mal chamam bem bem e ao bem chamam mal, ou seja ao pecado dizem que é certo e ao certo dizem que é errado.

III- Uma igreja rejeitada e reprovada por Deus (Ap 3. 16).
1. Deus odeia mistura no meio do seu povo. Isso podemos ver em vários textos tanto do antigo como do novo testamento onde Deus castigava o seu povo por ter se deixado influenciar por culturas pagãs (Jz 2. 12-14 / Ne 13. 23-29).
2. Deus tem nojo, vomita, rejeita e reprova, aos que se misturam com o mundo (Rm 12. 1 /2 Co 6. 14 / Tg  4. 4 / 1 Jo 2. 15 e 16).

IV- Uma igreja que ama a prosperidade e as riquezas mas que necessita de valores espirituais (Ap 3. 17-18a).
1. Laodicéia tinha recursos financeiros definido por uma grande quantidade de bancos onde o ouro percorria a vontade e esse materialismo invadira a igreja.
2. A igreja atual é misturada com o materialismo do mundo e isso é manifesto através da teologia da prosperidade que incentiva aos crentes manter seu coração nas riquezas materiais, esquecendo-se do que disse Jesus, onde esta o vosso tesouro aí está o vosso coração (Mt 6. 21).

V- Uma igreja que não ama a santidade (Ap 3. 18b).
1. As vestes servem para esconder a nudez, que é tida como vergonhosa. Isso aponta para a indecência, para a falta de pureza, por ter se contaminado e entregue a devassidão e ao pecado em qualquer sentido (Gn 3. 10).
2. É muito comum na igreja atual a doutrina da santidade ser banalizada. Em alguns lugares ela é reduzida ao legalismo e em outros ao liberalismo. Portanto é necessário equilíbrio e entender que é preciso ser santo não só nas vestes, mas também no caráter "Sede santos em TODA vossa maneira de viver" (1 Pe 1. 15).

VI- Uma igreja que esta cega para sua própria realidade (Ap 3. 18c).
1. Deus está usando seus servos mas as suas exortações não estão sendo ouvidas. Estamos como os filhos de Eli, que eram repreendidos mas estavam cegos quanto a sua impureza diante do Senhor (1 Sm 2. 25).

VII- Uma igreja que colocou Jesus para fora (Ap 3. 20).
1. Ah que realidade terrível! Jesus foi colocado para fora da igreja de Laodicéia, ou seja, o lugar dele foi ocupado por outrem.
2. Assim está a condição da Igreja atual. Jesus está sendo substituído pelo homem. o centro das atenções não está sendo mas Jesus. Por isso que não vemos mais milagres como antes pois o espirito veio para testificar de Jesus e se nós estamos substituindo Jesus pelo homem a voz do Espirito esta sendo silenciada. Por isso o apelo, "Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz às igrejas!"

CONCLUSÃO:
Mesmo diante deste quadro caótico de impureza e mundanismo, existe uma esperança. Se abrirmos a porta de nossos corações Jesus tomará o seu lugar e vai tornar a ter intimidade conosco em uma ceia de comunhão e amor.

3 comentários:

Tiago Rosas disse...

Ilustre irmão Emmanuel,

Estou de acordo que a julgar pela conduta da igreja moderna, ela está mais para Laodicéia do que outra igreja asiática para quem João escreveu as cartas.
Uma igreja acomodada ao seu próprio luxo e "sucesso", uma igreja que supervaloriza os bens materiais em detrimento do Bem maior, Jesus Cristo. Uma igreja insípida, que provoca ânsia de vômito na alma dos que conhecem a essência do Evangelho. Uma igreja que abandonou a Cruz, o sangue e a redenção por dinheiro, fama e poder. É difícil até chamar isso de igreja evangélica.

Deus nos ajude e nos livre, pois apesar disso, ainda existem os remanescentes, os fiéis que o Espírito Santo tem guardado pelo seu poder.

Tiago Rosas
twitter.com/tiago_rosas

Francisco Neto disse...

Caro irmão Emmanuel Martins, paz e parabéns pela sua página digital. Vim conhecer o blog. Deus abençoe sua vida e ministério.

Aproveito e a convido a visitar e opinar no meu blog.

http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

Profº Francisco Netto

Pastor Domingos disse...

Amado Emanuel, A Paz do Senhor. Excelente texto, bem atual, parece até que somos conteporaneos, contemplamos tudo outra vez. Oro constantemente por um avivamento, começando por minha vida.

Um forte abraço.

Pr. Edinaldo Domingos


Obs. Será muito honroso para nós, recebermos sua visita no nosso modesto blog, e se possivel, siga-o.
pr-edinaldodomingos.blogspot.com