domingo, 15 de maio de 2011

Ser pentecostal não é ser superficial! (Parte - 1)

Semana passada eu estava em um culto em uma de nossas congregações, e aconteceu algo que me deixou preocupado. A espiritualidade superficial transmitida pelo movimento Reteté!
Foi algo, infelizmente, inesquecível! Eu nunca ví tanto movimento sem fundamento.


Dentro do pentecostalismo (especialmente na minha querida Assembléia de Deus) tem crescido um movimento chamado reteté, que é uma variação (desvio) do pentecostalismo clássico.

Embora como pentecostal eu goste de fogo e poder de Deus, esse movimento confunde pentecostes com "frenesi coletivo".


De fato quando Deus vem sobre um lugar coisas estranhas podem acontecer. Assim como aconteceu com os apóstolos em Atos 2 que inicialmente foram comparados com gente bêbada (até que Pedro pregasse o evangelho e esclarecesse tudo).

Eu já vi Deus fazer coisas muito diferentes em vedadeiros momentos de mover, de descida do Espírito Santo. Mas isso aconteceu após um período de oração sincera, sem ser induzido e sem influência de músicas ou batuques como no culto narrado acima. Enquanto está sendo tocado os chamados "hinos de fogo" o movimento não para. É crente pulando, correndo pra lá e pra cá, se sacudindo todo (lembrando que não tenho nada contra isso!), porém, é só o hino terminar para os "foguistas" se sentarem.
 Sei que há muitas manifestações tremendas que Deus pode fazer e não me limito aos dons espirituais, porém não os excluo. Sei que Deus pode levar alguém a dançar no Espírito, cair, chorar, pular, arrebatar, etc. Lembro bem da primeira vez que fui tomado pelo poder do Espírito Santo - foi inesquecível!

Mas normalmente quando esses fenômenos são de Deus acontecem de forma expontânea (não-induzida), ocasional (não-rotineiro), e acompanhado de dons espirituais. No movimento reteté normalmente há batidas fortes ou batuques para induzir as pessoas ao frenesi e praticamente não se vê dons espirituais. Por isso reprovo esse tipo de reunião de reteté. 

Não reprovo de maneira nenhuma que uma experiência marcante com Deus possa fazer pessoas dançarem, cairem ou pularem no poder do Espírito Santo. Já tive experiências genuínas desse tipo, e também é visto tais coisas nas Sagradas Escrituras, mas também já tive o desprazer de ser derrubado por pastores.

Infelizmente há tanta indução e modismos, que muitos teólogos pentecostais tem reprovado toda manifestação que não sejam os 9 dons espirituais. Creio que precisamos cuidar para "não jogar fora o bebê junto com a água".

Um comentário:

Pra Você... disse...

Muio bom ter abordado esse tema amigo, pois constantemente presenciamos cultos desse tipo.
E é bom lembrar que o fogo do espirito não estar em hinos, cantores ou pregadores e sim na genuina palavra de DEUS!

Erynalle Rodrigues