quinta-feira, 5 de abril de 2018

A BUSCA FRUSTRADA PELA IGREJA PERFEITA

Uma igreja perseverante nas disciplinas espirituais, onde a unidade era um dos seus principais fundamentos. Uma igreja sem mácula, nem ruga onde os mais abastados distribuíam com os mais necessitados os seus bens, e entre eles não haviam quem sofresse falta de nada.

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister." At 2. 42-45

Este é o relato bíblico inicial acerca da Igreja primitiva. De fato era uma igreja que manifestava sua filiação com Deus. Porém, mesmo sendo igreja, e como tal uma extensão de Cristo, sendo seu corpo, é composta por pessoas que ainda não passaram pela redenção final da glorificação.

Como salvos que somos, certamente somos santos posicionalmente falando. Ou seja, o fato de termos sido inseridos em Cristo na conversão nos coloca em uma outra posição, somos filhos de Deus. membros de Cristo (1 Co 12. 27; Ef 5. 30), uma posição que assumimos no momento de nossa salvação, no mesmo instante em que somos declarados justos por Deus através de Jesus (Rm 5.1)

O teólogo pentecostal de vanguarda, Meyer Pearlman diz o seguinte sobre o assunto:

"O apóstolo Paulo escreve a todos os crentes como a "santos" (literalmente, "os santificados") e como já santificados (1 Cor. 1:2; 6:11). Mas essa carta foi escrita para corrigir esses cristãos por causa de sua carnalidade e pecados grosseiros. (1 Cor. 3:1; 5:1,2,7,8.) Eram "santos" e "santificados em Cristo", mas alguns desses estavam muito longe de ser exemplos de cristãos na conduta. Foram chamados a ser santos, mas não se portavam dignos dessa vocação santa. Segundo o Novo Testamento existe, pois, um sentido em que a santificação é simultânea com a justificação." [1]

Sendo assim, somos santos pelo fato de estarmos em Cristo e Cristo em nós. No entanto a santidade não é somente mistica e posicional, mas também deve ser real, prática e progressiva. 

A igreja primitiva em sua infância também manifestou a necessidade desta santificação real e progressiva, mostrando que mesmo em sua fase inicial ela necessitava de ser aperfeiçoada. Nem mesmo a Igreja primeva era perfeita. Veremos já em Atos dos apóstolos, poucos capítulos após este que acima citamos, demonstração de imperfeição na igreja primitiva. No capítulo 6 veremos a queixa dos gregos por suas viúvas estarem padecendo necessidade por falta de assistência da igreja, onde é descrito que elas estavam sendo "desprezadas", literalmente "negligenciadas".

As cartas do novo testamento foram escritas justamente para conclamar os salvos de então à sua posição de santificação e pureza, para a qual foram chamados, pelo fato de estarem agindo de acordo com  o estilo de vida do qual foram resgatados. Por isso há tantos alertas para nós não nos "conformarmos com o mundo" (Rm 12. 2), nos portarmos como "nova criatura" (2Co 5.17), nos "despirmos do velho homem" (Ef 4.22), pois como homens ainda não glorificados, estamos sujeitos às imperfeições da carne.

Então, tendo em vista esta realidade onde e como encontrar a lúdica "igreja perfeita"? Não obstante, no seu aspecto universal a Igreja de Cristo é perfeita e aperfeiçoada (Ef 1.4), mas como corpo local, comunidade de santos, na qual não sabemos quem é salvo de verdade e quem está sendo aperfeiçoado em Cristo, temos de aceitar que estamos sujeitos à imperfeições.

Entendamos uma coisa. A igreja local, é composta de pelo menos dois tipos de pessoas. A pessoa nascida de novo, salva na pessoa de Jesus Cristo e o joio. Mesmo assim, dentro dos que são salvos existem aqueles que são meninos na fé, e chamados por Paulo de carnais (1Co 3. 1-5). Estes são aqueles envolvidos em dissensões na igreja, que mesmo tendo muitos anos de convertido, mas ainda age como novo convertido. São imaturos. E cá pra nós, até mesmo aqueles que se acham maduros vez ou outra se acham em imaturidade. Não como, neste tabernáculo de carne, sermos envoltos em uma constante perfeição. 

Portanto, se você procura por uma igreja perfeita, sinto em lhe dizer, que você não vai encontrar ainda nesta terra. No entanto, é chamado pelo Espírito a congregar para como um corpo trabalhar para o aperfeiçoamento dos santos e com eles ser aperfeiçoado e crescer em Cristo em amor (Ef 4. 13; 1Pe 4.10).

[1] PEARLMAN, Meyer. Conhecendo as Doutrinas da bíblia.

Nenhum comentário: