sexta-feira, 13 de abril de 2018

UM CONVITE AO ARREPENDIMENTO

O pecado seduz a tantos quanto se propõem em servir a Deus. A diferença está em como nos mantemos quando estamos diante ou quando caímos nele. Independentemente do que  nos aconteça, o Senhor deseja que retornemo-nos ao primeiro amor nos conduzindo por sua bondade ao arrependimento (Rm 2. 4).


O desejo de Deus pra você é que se arrependa.

Mas, o que é Arrependimento? É uma mudança de mentalidade e de visão. É você tornar para uma posição que não deveria ter abandonado. No pecado nós assumimos uma posição e uma identidade que não é nossa, nem o desejo de Deus para nós. Deus não nos criou para sermos pecadores. Mas, infelizmente o pecado nos afeta totalmente desde que somos gerados (Sl 51.5). Daí, o Arrependimento nos põe na posição para a qual fomos criados, em comunhão com o nosso criador. Nos põe no caminho de retorno para Deus.

Exegeticamente, podemos definir que "arrependimento" significa "um pensamento posterior, diferente de um pensamento anterior". Aquilo que ficou popularizado pela expressão grega que origina a palavra em português, "metanoia", conforme é citado por Vincent, como "mudança de mente" [1].

Portanto, sempre que nos desviamos do propósito de comunhão que o Senhor tem para cada um de nós, necessitamos de arrependimento, pois pecamos. Precisamos voltar-nos para Deus. Reatar a amizade com Ele, por que ele não tolera o pecado. O pecado nos afasta de Deus (2Cr 15.2; Is 59.2; Rm 3. 23). No entanto, quando desviamos os nossos pés como quase aconteceu com o salmista (Sl 73.2), o Senhor nos convida a entrar em sua presença e observar o fim daqueles que permanecem em seus pecados (Sl 73. 17,18).

Além de ser a porta de entrada para a salvação (At 3. 19), o arrependimento é parte integrante da nossa vida cristã (2Co 7. 10). De um modo mais prático podemos defini-lo da seguinte maneira:

"(1) Confissão do pecado - 'Confesso a minha iniquidade: suporto tristeza por causa do meu pecado' (Sl 38.18). 'Pequei contra o céu' (Lc 15.21).

(2) Abandono do pecado - 'O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia' (Pv 28. 13) [...]

(3) Volta para Deus - 'Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao Senhor...' (Is 55. 7). Não devemos apenas abandonar o pecado, mas voltar-nos para Deus (1Ts 1.9; At 26. 18)." [2] 

Portanto, tendo em vista que é necessário voltar à nossa posição de intima comunhão com o Senhor por que não deixar o que o desagrada?

Adulterou? Se arrependa! Retorne para sua posição. Retome sua identidade de marido fiel e de bom pai!
Fornicou? Volte para a busca incessante por santidade. 
Mentiu ou caluniou? Volte e se vista novamente com o cinto da verdade.

Se voltou para o homossexualismo? Volte-se para Deus. Do mesmo modo que há perdão e restauração para todos os outros pecados, este daí não é imperdoável.

Caiu no uso de drogas? Venha pra Jesus, ele é a verdade que liberta. 
Não tenha medo de assumir que pecou e de sofrer as devidas penalidades diante da igreja local. Disciplina não mata.

Enfim! Independente de em qual pecado foi a sua queda, há perdão para você. E só é possível se apropriar do perdão através do arrependimento e entrega total ao Senhor.

Ainda há sangue no calvário para te perdoar. Mais uma vez te digo, não importa o que você tenha feito, o teu pecado não é maior que a misericórdia de Deus para contigo.

Volte-se para Deus!

[1] VINCENT, Marvin R. Vincent: Estudo no Vocabulário grego do Novo testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012. 18 p. v. 1.

[2] DUFFIELD, Guy P.; CLEAVE, Nathaniel M. Van. Fundamentos da Teologia Pentecostal. 1. ed. São Paulo: Editora Publicadora Quadrangular, 1991. 287 p. v. 1.

Nenhum comentário: