sábado, 27 de julho de 2013

MAIORES DESAFIOS DOS PREGADORES PENTECOSTAIS DA ATUALIDADE


O pentecostalismo é o fenômeno cristão que mais tem avançado neste século. Como bom pentecostal que sou, tenho total autoridade para dizer que infelizmente junto com ele bizarrices e desvios doutrinários que tem prejudicado e muito o desenvolvimento de uma espiritualidade sadia e centrada nas escrituras, tem crescido e sufocado o verdadeiro mover do Espírito (1Ts 5. 19) inerente a nossa fé e presente em nossa história.

Um pentecostes estranho, sem vida, sem fogo, sem resultado e sem edificação. Um pentecostes sem o holofote do Espírito focando em Jesus. Ou enfim com bem disse o historiador do Avivamento da Rua Azusa Frank Batlheman, "um pentecostes sem Cristo". Temos tudo manifestações emocionais, "prosperidade", grandes igrejas e convenções. Mas pelo visto nos falta Cristo.


Portanto diante do exposto fica um desafio para todos quanto se dizem "Pregadores Pentecostais" e aos que realmente o são. Garimparmos nosso tesouro e herança espiritual que foi soterrado por uma avalanche de modismos e heresias com aparência de avivamento e espiritualidade.


Deixemos a teologia da prosperidade, as mensagens triunfalistas, o modelo de pregação sensacionalista dos que pregam nos Gideões (pregadores gideonitas, como eu os intitulo).

Que venhamos nos contentar em pregar a palavra e no convite ao Altar, nos contentemos em orar e deixar o Espirito agir, sem ações sugestivas e emocionais.

Fazendo assim, estaremos centrando em Jesus, do mesmo modo que os nossos Pais, e teremos resultados até melhores do que os que eles tiveram, pois se diante de todas as limitações intelectuais presentes na época eles impactaram o mundo, imagina nós munidos de todo o esclarecimento bíblico que temos e recursos mil, se munidos de cristocentricidade ninguém poderá nos deter, por maior que seja o levante do Adversário, e seremos respeitados por todos do mundo cristão. Pois, convenhamos, o Pentecostalismo tem sido visto como um movimento de banalidades e superficialidade. temos que mudar esta historia.

Que Deus em Cristo, através do Seu Espirito nos ajude e restaure nossa visão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho pouca coisa a digitar neste campo além de um sonoro AMÉM!!

Unknown disse...

Só verdades!!