domingo, 3 de junho de 2012

A VERDADEIRA ADORAÇÃO - PARTE 1

"No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
João 4:23-24

As palavras de Jesus são enfáticas em relação a adoração. Ele trata a adoração como algo que não se compõe de ritos e independente de lugar. Ele mostra a adoração não como momentos mas sim como uma vida.

Diferentemente do que muitos pensam adoração não é louvar. Adoração consiste em uma vida de submissão e devoção ao Senhor e não em um simples levantar de mão ou do cantar de uma musica.

A adoração é algo puramente espiritual como disse Jesus. E esta adoração é algo profundo pois vem da parte imaterial do homem e não da parte carnal.

Muitos por ai adoram em carnalidade e em mentira, e não em espirito e em verdade. Estão equivocados pensando que por que durante o entoar de uma musica eles elevam seu pensamento a Deus, pensam que isso é adorar. Mas em detrimento a isso a sua vida é de rebeldia e desobediencia a palavra e a vontade do Senhor, é uma vida carnal e distante dos planos de Deus. Uma "adoração" onde a ênfase dada é a manifestações corpóreas não é adoração, pois a intenção é a satisfação da carne, é fazer na igreja o que não pode fazer declaradamente no mundo.

A frase "em espirito" evoca para nosso estudo Rm 12. 1-2.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."
Romanos 12:1-2
O termo grego usado para a palavra racional é logikos, que na maioria das versões em portugûes é traduzido como tal, mas o que Paulo estava querendo dizer com esta expressão era, algo autêntico e ESPIRITUAL, mostrando que nossa vida deve ser de inteira adoração ao Senhor dia após dia.
 O apóstolo mostra que devemos apresentar o nosso corpo como sacrifico VIVO, SANTO e AGRADÁVEL a Deus. E não morto, profano e dasagradável. Por isso que no verso dois ele fala para não nos moldarmos segundo os padrões do mundo, pois este tem padrões mortos, profanos e desagradáveis a Deus. E muito dessas coisas têm sido propaladas em nosso meio. Uma adoração profana e mundana, aonde a êfase é na personalidade que canta ou que prega em detrimento ao Senhor.

A palavra adorar vem do grego, esta palavra do grego koiné “Proskuneo” que significa reverenciar ou homenagear. É usada cerca de 59 vezes no Novo Testamento para indicar a comemoração que rende a uma pessoa ao prostrar-se a seus pés. Também indica o fato de prestar homenagem ou tributo divino (Mateus 4:10, João 4:20-21, Hebreus 1:6). Sua tradução literal seria: “Beijar a mão ou o piso diante de”. Neste sentido é mais esclarecedor que o vocábulo usado no Antigo Testamento mais de 170 vezes para indicar adoração, “Shachah” e que se traduz literalmente como inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se. Beijar denota contato, aproximação, relação. Pode-se reverenciar ou homenagear à distância, mas o beijo requer aproximação, contato.

Em relação a Deus adoração é uma vida de continua busca pela sua presença, assim como Marta diante de Jesus (Lc 10. 38-42).
Então muitos que usam este texto para avalizar certas práticas mundanas dentro da igreja acabam vendo seus argumento ruirem aqui, pois adorar não é ter uma uma vida distante de Deus e na hora de um louvor pensar em Deus, até meditar na letra da musica, chorar mas se não vive agradando a Deus ou dalí em diante a vida não ser de inteira devoção ao Senhor, isso não foi adoração.

Um comentário:

RAFAEL CARLOS disse...

Irmão Emmanuel
A Paz do Senhor
Fiz uma visita no blog do senhor e achei interessante. Estou me tornando seguidor de seu blog e gostaria que o irmão visitasse o meu blog também e torna-se seguidor dele. O meu blog possui estudos bíblicos e notícias religiosas que saem na imprensa. O irmão vai gostar. Deus abençoe.
Rafael Carlos
fidelidadeajesus.blogspot.com