sexta-feira, 22 de junho de 2012

UM ENCONTRO COM A LIBERDADE

Texto Base: Marcos 5. 1-20
 

Introdução

O ser humano por natureza está mergulhado no pecado, por esta causa é detido por pelo menos três prisões.

Aprisionado por si mesmo: O homem é aprisionado pelo “ego”, e todo pecado tem por missão satisfazê-lo (Ex: Orgulho: Exaltação do ego; Ciúme: medo de ter seu ego suplantado; Adultério: seguir as paixões e lascívias do ego; Ira: É a reação da perda sofrida pelo ego; Vícios: satisfação das carências do ego).

Aprisionados pelo mundo: O mundo é o próximo passo de quem é regido pelo ego. O mundo aqui é referente a rebeldia contra Deus que existe na humanidade, referente a tudo que é praticado que se opõe a sua vontade para a vida do homem, pelo motivo de ser também o mundo fantoches de Satanás pois é ele quem comanda toda esta rebeldia contra o Senhor, juntamente com a intenção caída do homem (Rm 3. 12; Ef 2.1, 2; Tg 4. 4; 1 Jo 2. 14; 5. 19)

Aprisionado por Satanás: Este último caso por consequência dos dois acima nos mostra pessoas que recebem em sua vida total domínio e influencia das forças malignas. Lembrando que todo pecado é a marca do Diabo nas nossas inclinações carnais i. e. na nossa carne, enquanto o fruto do Espirito é a marca de Cristo em nossa alma e Espirito.



I-           A situação deste homem e a situação dos homens em geral.

a.   Temos um homem com a imagem de Deus em sua vida totalmente deteriorada por causa da obra do diabo. Semelhante a todos os homens distantes de Deus

b.   A imagem de Deus no homem consiste em semelhança moral com Deus, ou seja, ser santo, sem pecado, amoroso e se inclinar para fazer o que é bom aos olhos de Deus.

c.   O diabo tem como intuito macular esta imagem de Deus no homem. E isto ele vem fazendo desde o Édem quando encaminhou Adão e Eva à rebelião contra Deus.

d.   Este homem não mais representava a imagem de Deus. Deus é santo e amoroso, mas ele estava impuro e repleto de ódio.



II-        Um homem oprimido.

a.   Esse homem vivia nas proximidades da aldeia de Gadara. Uma comunidade gentílica de costumes pagãos, estes são tornados notórios na narrativa através do costume de criar porcos, um animal considerado imundo diante da Lei.

                                         i.    Como as pessoas desta aldeia são todos os que estão distantes da salvação, levando em consideração o fato de não serem Judeus, e por esta causa, sem Lei e distantes da salvação, pois “a salvação vem dos Judeus” (Jo 4. 22).

b.   Este homem morava nos sepulcros e não em casa (Mc 5. 3; Lc 8. 27). Os sepulcros de gadara ficavam a margem da cidade em uma região considerada assombrada e habitação de espíritos malignos em se tratando de um cemitério. O homem sem Deus vive em meio a podridão da pornografia, do adultério e da imoralidade.

c.   Não usava roupas. Pois a intenção do diabo é tirar a moral e a vergonha da uma pessoa (Lc 8. 27).

d.   Era impelido pelos demônios a lugares desertos (Lc 8. 29).

e.   Feria-se com pedras (Mc 5. 5). Neste fato o corpo do homem é atingido, pois o diabo também visa em destruir aquilo que pode se tornar morada do Espirito Santo, levando o homem a condenação (1 Co 6.19; 3. 17)

                                         i.    Formas que o diabo usa para destruir o corpo: Bebida alcóolica, cigarro, crack, cocaína, maconha.

f.    Ele era preso com algemas e correntes (cadeias e grilhões). Esta é forma que a sociedade utiliza para tentar sanar o problema do homem, colocando nele algemas. Defino como algemas toda ação paliativa para a resolução do problema do pecado, que não seja Jesus. Podiam até prender ele com algemas, mas não podiam tirar dele os demônios.

                                         i.    Assim é as religiões, podem até fazer pensar que está tudo bem, mas o pecado ainda está lá. As algemas se assemelham a um anestésico, pode até dar jeito a dor, mas a enfermidade ainda está lá. Ex: a morfina usada para o tratamento do câncer.



III-     Um homem Liberto.

a.   Era comum este homem espantar todos os que se aproximavam daquela região (Mt 8. 28), porém neste momento quem estava alí era que tinha o poder de os espantar, pois seu poder sobre os demônios era símbolo da queda plena de satanás através da morte de Jesus no calvário (Cl. 2 15).

b.   Jesus fez por ele o que as algemas e correntes não fizeram, deram a libertação daquele homem e não somente amenizou o efeito daquela opressão.

c.   Jesus devolve ao homem tudo que ele havia perdido:

                                        i.    O autocontrole (Mc 5. 15), ele estava assentado.

                                      ii.    A consciência (Mc 5. 15), em perfeito juízo.

                                    iii.    A reputação (Mc 5. 15), estava vestido.

                                     iv.    A Família (Mc 5. 19), Jesus disse “vai para tua casa”.



IV-       Conclusão.

a.   Não existe outro meio de restauração para a vida do homem mergulhado no pecado e fragilizado pelo diabo. Jesus é o único meio (Jo 14. 6; At 4. 12).

b.   Jesus veio desfazer as obras do Diabo (1Jo 3.8).

c.   Portanto aquele que se achega a Deus por meio de Cristo recebe dele uma nova vida para viver, livre do domínio do pecado e das influencia malignas de Satanás, pois “quem é de Deus o maligno não o toca” (1 Jo 5. 18).

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